Hidratação e Exercício Físico

Hidratação e Exercício Físico

 

Que mais da metade do nosso corpo é água, todo mundo já sabe. Mas muitas pessoas têm dúvida em o que e quanto beber antes, durante e após o exercício físico. Por que a hidratação é tão importante?

Papo de biologia

O exercício físico promove aumento da temperatura corporal. Esta elevação da temperatura depende de fatores como intensidade e duração do exercício, a roupa utilizada durante o esforço, taxa metabólica do indivíduo e condições ambientais.

Com o objetivo de controlar o excesso de calor, o corpo “joga esse calor pra fora” por meio do suor, que nada mais é do que água + eletrólitos (como o sódio). A evaporação do suor é o primeiro mecanismo de perda de calor durante o exercício.

O exercício físico pode promover a grandes perdas de água e eletrólitos do corpo, levando à desidratação e até hiponatremia (pouco sódio no sangue) e se não forem repostos, pode haver queda no desempenho do exercício, fadiga muscular e no pior dos casos levar à morte! Nosso corpo não sobrevive sem água. A quantidade hídrica necessária varia de pessoa para pessoa, especialmente quando se trata de atleta.

Recomendações hídricas segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine):

Antes do exercício

à 4 horas antes: pelo menos 500 a 600 ml de água

à 10 a 15 minutos antes: 250 a 350 ml de água

Durante o exercício

à A cada 15 – 20 minutos: 90 a 250 ml de água, quando o treino não ultrapassar de 60 minutos

à A cada 15 – 20 minutos: 90 a 250 ml de isotônico*, quando o treino durar mais de 60 minutos

*Isotônico não é suquinho! É uma bebida que contém carboidrato e eletrólitos, destinada a praticantes de exercício físico para reposição de perdas provocadas pelo suor. Não exagere!

Após do exercício

O ideal é você saber seu peso antes do exercício e, ao se pesar depois, verificar sua perda de peso decorrente da desidratação perante o esforço.

à Em até duas horas após o exercício: 600 a 700 ml de água/kg de peso perdido

Hiper-hidratação: como tudo no nosso corpo é baseado em equilíbrio, beber água demais também não é legal. O consumo de mais de um litro de água por hora pode causar sintomas como náusea, vômito, confusão mental, sonolência, cãimbras e fraqueza. E o tratamento é simples: equilíbrio!

Você sabia que sentir sede já é um sinal de desidratação? Corre lá, pegue sua garrafinha e mantenha-a sempre por perto! 😉

 

Camilla Laís Amaral

Nutricionista CRN10 5351P

Mestre em Nutrição e Educadora Física

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× WHATSAPP AQUI